A E.M.R.E.I. Polo Paraguai Mirim e Extensões Corumbá foi anunciada como uma das 05 unidades escolares de todo o País vencedora do Prêmio Escolas Baseadas na Natureza 2025. A iniciativa é promovida pelo Instituto Motiva, em parceria com Instituto Crescer e Instituto Alana, e destaca a atuação da comunidade escolar (formada por gestores, professores, servidores administrativos e de apoio, pais e responsáveis).

O prêmio celebra iniciativas de escolas públicas municipais do Ensino Fundamental I que promovem a conexão com a natureza. O resultado do Prêmio Escolas baseadas na Natureza 2025 foi divulgado nessa segunda-feira (15) no site Motiva (https://www.escolasebn.com.br/nosso-caminho/noticias/projetos-vencedores-premio-ebn-111936).

O trabalho foi idealizado pela professora da Polo Paraguai Mirim, Rosely Rojas, em parceria com toda a unidade escolar, localizada a no Alto Pantanal, na comunidade Tradicional do Paraguai Mirim à cerca de 140 quilômetros do município de Corumbá- MS. Para participar o projeto demonstrou ações que valorizem a sustentabilidade, o desemparedamento das infâncias, a naturalização dos espaços escolares e o envolvimento ativo da comunidade.

Os projetos selecionados, que devem ser da área de atuação da Motiva, receberão entre R$ 50 mil e R$ 100 mil em benfeitorias, mentorias especializadas para a implantação da ideia e apoio para transformar espaços escolares em ambientes vivos de aprendizagem.

Ao todo 5 projetos foram selecionados:

Projeto Aprender com a terra, cultivar o futuro, da Escola Municipal da Floresta de Paracambi-RJ; Raízes e Rios: Reconectando Infâncias e Territórios, da Escola Municipal Enock Amaral, de Lauro de Freitas-BA; Pátio Vivo da Ernestina: Semeando Futuros, Colhendo Saberes, da Escola I. Profª. Ernestina Pereira Martins, de Paulo Lopes- SC; “Salas abertas: Reconectar com a natureza”, da E.M do Campo "Professora Andréa Ferraz de Oliveira", de Itararé-SP e Entre Águas e Aprendizagens: transformando a minha comunidade, da E.M.R.E.I. Polo Paraguai Mirim e Extensões de Corumbá-MS.

O projeto

Intitulado “Entre Águas e Aprendizagens: transformando a minha comunidade” a iniciativa busca promover uma transformação significativa na relação entre estudantes, escola, comunidade e o território pantaneiro. No projeto prevê que serão desenvolvidas atividades integradas que envolvem cultivo de uma horta escolar e futuramente comunitária, a coleta de sementes, produção de mudas, plantio e monitoramento das árvores.

Além disso, a comunidade escolar será incentivada a elaborar placas informativas nas árvores, com nomes científicos e populares, características e poemas autorais produzidos pelos alunos. As ações serão registradas em diferentes formatos pedagógicos, como o “Caderno da Terra”, “Diário do Vento” e o “Mural das Mudas”, valorizando o protagonismo infantil e as múltiplas linguagens.

A proposta prevê o envolvimento direto dos professores, estudantes e famílias, com apoio técnico-pedagógico e a articulação com saberes locais. A transformação desejada vai além da estrutura física: pretende cultivar pertencimento, cuidado com o lugar onde vivem, consciência ambiental, resiliência diante dos incêndios que assolam a região e valorização do papel da escola como espaço de resistência e esperança.