A Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, por meio da Gerência de Gestão de Planejamento de Ensino e Avaliação/Núcleo de Avaliação Escolar, apresentou presencialmente aos gestores escolares e professores dos 5º e 9º anos do ensino fundamental da rede municipal os resultados da segunda edição do Simulado Educa REME. A devolutiva reúne indicadores de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática e do questionário socioeconômico dos alunos. Os objetivos consistem em orientar intervenções pedagógicas, identificar lacunas de aprendizagem e planejar ações de apoio aos estudantes e de formação contínua aos docentes.
A análise envolveu 69 turmas de 5º ano, totalizando 1.007 estudantes, e 3 turmas de 9º ano, com um total de 42 alunos que, de acordo com a Portaria 435/2025/INEP/MEC, realizarão, no âmbito da REME, a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) neste ano.
“A devolutiva do Núcleo de Avaliação in loco é essencial, pois permite enxergar de forma clara e personalizada os avanços e necessidades para que todos os alunos alcancem os objetivos de aprendizagem”, afirmou o professor Diego do Nascimento, Diretor da Escola Municipal Rural Polo Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres e Extensões.
Para o diretor da Escola Municipal Ângela Maria Pérez, professor Dilson Esquer, “O projeto Educa REME possui uma perspectiva de permanência a partir do momento em que se consolida como uma fonte de evidências para o trabalho pedagógico na escola. Na nossa unidade de ensino, as professoras regentes se sentiram parte direta do processo formativo, principalmente quando são interpeladas e se constrói um diálogo, que é o intuito principal da ação.”
A Secretária Municipal de Educação, Mabel Sahib, enfatiza que a devolutiva não é apenas um relatório, mas um instrumento de promoção da aprendizagem: “Nossa responsabilidade é trabalhar, de forma transparente e compromissada, lado a lado com cada uma das unidades de ensino da REME, tanto nas zonas urbana, do campo ou das águas. Estivemos presentes em todas elas, firmando o compromisso da SEMED de estar “no chão da escola” para, em conjunto com a equipe docente e gestora, analisar indicadores diagnósticos, a fim de ajustar o planejamento e as práticas conforme o progresso de nossos estudantes e as especificidades do perfil de cada escola”.
A ação da Secretaria Municipal de Educação obteve êxito por entregar os resultados de forma diferenciada: diretamente aos professores e gestores, com análise individualizada do desempenho de cada aluno e compatibilização dos resultados das turmas com os indicadores internos.
Por sua vez, as diferentes realidades socioeconômicas que emergiram das respostas do formulário contextual dos discentes motivaram a SEMED a fortalecer o currículo escolar com práticas pedagógicas que permitam identificar e combater as desigualdades sociais, a fim de garantir que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem. Para tanto, durante a devolutiva, apresentou, a Campanha “Autodeclaração - Minha Identidade, Meu Orgulho”, instituída visando a construção da Política Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). A Campanha, está sendo amplamente acolhida pelas escolas que promoverão atividades significativas de valorização da identidade cultural, étnica e social dos alunos, demonstrando o quanto ações que dialogam com a realidade deles são bem-vindas e transformadoras no ambiente escolar.