A empresa Du Bem, especializada em gestão sustentável de resíduos sólidos, será responsável pela coleta seletiva durante o 18° Festival América do Sul, em Corumbá. Em parceria com cooperativas locais e com apoio do governo estadual, a ação prevê geração de renda para ao menos dez catadores da cidade ao longo dos quatro dias de evento. 

“Nosso trabalho tem como objetivo contribuir com o meio ambiente e com a economia de comunidades locais, especialmente em regiões sensíveis como o Pantanal”, disse Beatriz Duran, representante da Du Bem. "A proposta é trazer uma empresa da cidade para que a renda gerada permaneça aqui. Fornecemos o suporte, como estrutura, alimentação e materiais, mas quem coleta e encaminha os resíduos são os catadores locais", explicou. A tenda de triagem ficará montada em frente ao Centro de Convenções, ponto central do Festival.

Os resíduos que serão recolhidos incluem latinhas, garrafas PET, papelão, resíduo orgânico e óleo de cozinha usado, que será transformado em sabão e devolvido aos expositores e comerciantes do evento. "Um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Ao recolhê-lo e transformá-lo em sabão, evitamos danos ambientais e ainda promovemos economia circular", afirmou Beatriz.

A Du Bem já participou de edições anteriores do festival, com retorno positivo. “Fizemos sabão com óleo usado de um quiosque. Devolvemos o produto ao comerciante, que se engajou com a proposta”, disse Beatriz. Além da coleta, a empresa também oferecerá oficinas educativas sobre reciclagem e reaproveitamento de materiais.

“A renda foi muito boa nas edições anteriores. Este ano, nos organizamos com antecedência para garantir presença dos catadores durante todo o festival”, afirmou Edmar Souza Dias, representante de cooperativa de reciclagem. Ele informou que 10 trabalhadores vão se revezar entre os turnos diurno e noturno.