Corumbá sediará a '2ª Conferência Regional de Políticas Públicas e Direitos Humanos da População LGBTQIAPN+'. O evento, marcado para 30 de maio, contará com a participação de representantes da sociedade civil e autoridades dos municípios de Ladário, Miranda, Aquidauana e região.
Com o tema "Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+", a conferência será estruturada em quatro eixos temáticos: enfrentamento à violência LGBTQIA+; trabalho digno e geração de renda; interseccionalidade e internacionalização e institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Convocada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a Conferência será organizada pela Superintendência de Políticas Públicas e Gerência de Políticas Públicas para LGBTQIAPN+.
Para o gerente de Políticas Públicas LGBT de Corumbá, Cláudio Eduardo, "este momento representa muito mais do que o mês de maio, dedicado ao combate à homofobia. Considerando o contexto brasileiro, em que o país ainda caminha na direção de implementar e garantir políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+, a realização desta conferência é de grande importância para o município".
Segundo Cláudio, o evento permite a formulação de propostas para o desenvolvimento de diversos programas direcionados a essa população, "refletindo, sobretudo, o esforço da sociedade civil na busca por políticas públicas que atendam às especificidades do público LGBTQIAPN+". Há quase uma década não se promove uma Conferência LGBT na cidade de Corumbá, informou o gerente de Políticas Públicas LGBTQIAPN+.
Publicado na edição de terça-feira, 1° de abril, do DIOCORUMBÁ, o decreto n° 3.407, estabelece que a Conferência tem como objetivos fortalecer a promoção da cidadania da população LGBTQIAPN+, propor medidas para a criação do Plano Municipal de Políticas Públicas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos desse grupo. Também serão debatidas estratégias para combater a violência e garantir a inclusão social.
As inscrições podem ser feitas acessando o link: https://docs.google.com/forms/d/1TSlFthrpNsv-YD4XYhnBdsdCiuhfTsBQEOWOQDVCH7k/viewform?edit_requested=true .