“Cada um fazendo sua parte, com certeza, vai ser melhor para Corumbá e teremos uma cidade melhor para todos”, disse o prefeito Dr. Gabriel enquanto acompanhava as ações do mutirão de combate à dengue na manhã deste sábado, 25 de janeiro, no bairro Guatós.
O prefeito destacou a importância da iniciativa para prevenir o avanço da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. “Estamos promovendo ações de limpeza; visitas com os agentes de saúde e endemia para conscientizar a população e trazer melhorias para o bairro e toda essa a região”, afirmou o prefeito.
Com o apoio dos moradores, o combate ao mosquito - que além da dengue, também transmite zika e chikungunya - ganha força, avaliou o chefe do Executivo Municipal. “É importante que tenhamos a participação da população, precisamos dessa ajuda. A Prefeitura vai fazer a parte dela e com a população participando ampliamos a qualidade da saúde pública”, completou o prefeito de Corumbá.
Participando do mutirão, o secretário municipal de Saúde, Antônio Juliano de Barros, destacou que a dengue é uma doença perigosa. “Ano passado, no Brasil, tivemos mais de 6 mil óbitos por dengue. Mas, é uma doença perfeitamente controlável. E isso depende do nosso trabalho e do apoio da população. Essa conjunção é que faz com que a gente consiga controlar os vetores e os criadores de mosquitos. Assim, com certeza, filhos, mães e pai não terão problemas, porque estaremos controlando a doença”, frisou.
Morador do Guatós, o vigilante Fábio Júnior teve a casa visitada pelas equipes do mutirão. Orientado sobre as ações que pode fazer para ajudar na luta contra o Aedes aegypti, ele classificou como positivo o trabalho dos agentes da Prefeitura. “Fomos orientados sobre a dengue e orientado também para fazer a limpeza, tudo que tiver no quintal que venha prejudicar a nós mesmos. Eu agradeço essa equipe que veio nos orientar, foi muito bom, muito importante e que continuem levando isso para outros bairros”.
O mutirão aconteceu durante toda a manhã deste sábado e contou com equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos. Durante a ação os moradores foram orientados pelos agente de combate a endemias e agentes comunitários de saúde para colocar qualquer recipiente ou lixo, que pudesse acumular água, na calçada para que as equipes da Secretaria de Infraestrutura recolhessem. A Seinfra também utilizou máquinas para limpeza de terrenos baldios que serviam de criadouros do mosquito.
Infestação do mosquito
O 1° Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 06 a 10 de janeiro de 2025, pela Secretaria Municipal de Saúde, mostrou que Corumbá apresenta índice de infestação do mosquito Aedes aegypti de 4,40%. O aceitável pelo Ministério da Saúde é de até 1%.
Os bairros com maiores indicadores são Guatós (14,42%); Nova Corumbá (10,79%) e Jardim dos Estados (8,06%). O depósito predominante para a larva do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya (arboviroses) é o reservatório do tipo A2 – caixas d’água em nível de solo.