Na última sexta-feira, 25 de julho, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SMDES), participou do Dia de Campo: Variedades de Feijão, realizado na Igreja de Santo Antônio, localizada na Agrovila III do Assentamento Taquaral.

O evento foi promovido pela Embrapa Pantanal em parceria com a NEAP, Secretaria-Executiva de Agricultura Familiar, AEFAAP e CPT, com apoio da Emenda Parlamentar da deputada federal Camila Jara. A ação teve como objetivo apresentar dez variedades de feijão adaptadas à agricultura familiar, sendo seis desenvolvidas pela própria Embrapa – entre elas o feijão-preto e o feijão-carioca – e quatro variedades crioulas, destacando a importância da biodiversidade e o fortalecimento da produção local.

Realizada em uma área experimental implantada com apoio técnico da Embrapa, a atividade reuniu produtores dos assentamentos, técnicos e representantes das instituições parceiras. O modelo de plantio utilizado refletiu fielmente a realidade da agricultura nos assentamentos da região, promovendo uma rica troca de saberes, aprendizado sobre tecnologias e valorização das experiências locais.

Durante o evento, o pesquisador da Embrapa Pantanal, Alberto Feiden, destacou a relevância histórica da cultura do feijão em Corumbá. Segundo ele, o município já foi o maior produtor do grão em Mato Grosso do Sul, mas uma supersafra em 2006, aliada à falta de estrutura de escoamento, desestimulou os agricultores.

“Naquele ano, o preço do feijão caiu abaixo do custo do transporte até Campo Grande. Isso inviabilizou a comercialização e muitos deixaram de plantar”, explicou Feiden.

O pesquisador também enfatizou que, com o apoio da Secretaria de Agricultura Familiar, está sendo retomado o incentivo à produção de feijão no município. “A produção de feijão em Corumbá é de risco, mas tem mercado. Também mostramos como fazer a catação manual das sementes, separando as contaminadas das de boa qualidade, o que melhora o desempenho da lavoura”, completou.