O prefeito Dr. Gabriel - acompanhado da primeira-dama Tatiane Patrício - e a vice-prefeita Bia Cavassa, participaram da homenagem às mulheres pantaneiras. A celebração, realizada na noite de segunda-feira, 31 de março, também homenageou servidoras da Câmara Municipal. A cerimônia comemorou o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, mas que, em Corumbá, foi lembrado ao longo de todo o mês.
“A participação da mulher no mercado de trabalho é apenas uma pequena parte do processo de transformação social, que determinou novos padrões no relacionamento humano. Assim, a gestão busca promover ações que eduquem nossas meninas, crianças e jovens sobre seus direitos e sobre como se proteger. Queremos que elas cresçam conscientes de sua força e da importância de lutar por um mundo mais igualitário”, afirmou o chefe do Executivo corumbaense, conclamando a sociedade a “refletir sobre a situação das mulheres em todos os setores da vida, garantindo seus direitos, promovendo a igualdade de gênero e combatendo o feminicídio”.
Dr. Gabriel destacou que a homenagem exalta “a luta, a vitória e as conquistas alcançadas pelas mulheres na sociedade, provando definitivamente que não existem distinções de gênero quando o assunto é o desenvolvimento humano”, e ressaltou “a transformação verificada em todos os setores das relações sociais, resultado da influência da sensibilidade feminina”.
Um exemplo disso, conforme o prefeito, está na própria administração municipal, onde 50% dos principais cargos são ocupados por mulheres. “A mulher do novo milênio nos ensina como é possível exercer a liderança sem os ranços machistas do autoritarismo e da opressão. Os valores da liderança, hoje, são a capacidade de aprender, o talento e as qualidades espirituais. O poder de organização feminino é enaltecido e valorizado pela nossa administração”, acrescentou, lembrando que, atualmente, no Poder Executivo, cerca de 2.970 servidoras públicas desempenham suas funções.
Bia Cavassa agradeceu à Câmara pela iniciativa de homenagear as mulheres corumbaenses, ressaltando que as pantaneiras precisam ser valorizadas cada vez mais. Ela também mencionou uma ação realizada no período da tarde, sob a responsabilidade da Secretaria de Educação, que atuará diretamente na prevenção e no combate à violência contra a mulher. “O que nos entristece é que Corumbá, no ranking do feminicídio, ocupa a quinta posição entre as cidades do Mato Grosso do Sul nos últimos 10 anos”, lamentou.
Ela fez um pedido aos vereadores para que atendam aos anseios da Secretaria de Educação, propondo um Projeto de Lei que institua a Semana Municipal de Combate à Violência contra a Mulher na Rede Municipal de Ensino. “Já temos uma Lei Nacional e precisamos da nossa Lei Municipal para que possamos combater o feminicídio”, ressaltou a vice-prefeita, que também é titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
O presidente da Câmara, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, conhecido como Bira, foi taxativo ao afirmar que é preciso trabalhar cada vez mais para que as mulheres continuem conquistando espaço na vida pública e na política. “Existem alguns ambientes que ainda são predominantemente masculinos. A política, infelizmente, é um deles”, observou. Ele destacou a importância de que as mulheres estejam cada vez mais inseridas em todos os segmentos da sociedade, ocupando cargos importantes na vida pública, inclusive na política.
Homenageadas
Foram homenageadas: Rosely Lopes Soares da Rosa Mansilla; Juciane Teixeira de Souza Silva; Arlene Inez de Carvalho Costa; Sabina Acosta da Costa; Juliane Dias Lemos; Antonia Games dos Santos; Rosa Maria Vilalva Candia; Wanessa Pereira Rodrigues; Roberta Ramunieh; Nereide Moreira de Araújo; Ana Maria Pinto de Camargo Mendes; Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum; Letícia Rocha dos Santos Martins e Ana Sandra Banegas da Silva. Com informações da Câmara Municipal.