O programa social Povo das Águas prestou mais de 2 mil atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, agricultura, educação e serviços voluntários às famílias da região do Taquari, no Médio Pantanal. A iniciativa tem como objetivo levar cidadania às comunidades ribeirinhas e de regiões de difícil acesso em Corumbá.
A Secretaria de Saúde foi responsável por 1.054 atendimentos, incluindo consultas médicas e de enfermagem, curativos, aplicação de injetáveis, distribuição de vitamina A, além de serviços voltados para hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças. A vacinação alcançou 329 pessoas, com 460 doses aplicadas contra a covid-19, gripe H1N1 e outras doenças. Houve ainda a pesagem de beneficiários do Bolsa Família (179) e entrega de hipoclorito (330).
Na área da odontologia, foram realizados 296 procedimentos, além da distribuição de 205 kits de escovas de dente e aplicação de flúor em 22 pacientes. Também foram realizadas visitas domiciliares e palestras educativas.
O CRAS Itinerante atendeu 366 pessoas em 418 ações, com destaque para atualizações no CadÚnico, solicitações de certidão de nascimento, orientações sobre o BPC e programas sociais, além da entrega de 183 cestas básicas e kits de higiene e também de 183 lonas. A campanha ‘Maio Laranja’, de combate ao abuso sexual infantil, foi abordada em palestras e contou com a distribuição de kits de absorventes para 113 mulheres.
Já a Superintendência de Agricultura Familiar promoveu 160 atendimentos, com entrega de 200 quilos de sementes de feijão, orientações sobre apicultura (15) e cultivo de melancia (8), orientações de podas de plantas (17).
A Secretaria de Educação promoveu atividades pedagógicas e recreativas, além da entrega de roupas provenientes de doações. O Povo das Águas também contou com serviço voluntário de barbearia, que realizou 80 cortes de cabelo gratuitos.
“Ficamos muito contentes e felizes pelo atendimento aqui para nós. Foi algo muito seguro, na hora em que mais precisávamos”, disse Laurindo da Silva, morador da Colônia São Domingos. “A nossa situação é muito difícil, mas com a presença de vocês, tudo fica mais fácil”, completou.
“Só tenho a agradecer à equipe do Povo das Águas. Apesar das dificuldades de acesso, a equipe veio”, afirmou Valdiana de Souza Cruz, também moradora da região.
Para José Eduardo Freitas Filho, a ação é reflexo de um olhar atento da gestão municipal: “estamos muito felizes. Que continuem sempre lembrando de nós aqui, da comunidade ribeirinha do Taquari”, disse.
Coordenador do programa, Josiney Severino dos Santos destacou os desafios enfrentados para a realização da ação. “Conseguimos navegar por esse rio Taquari tão sinuoso, cheio de cercas, tocos e paus. Enfrentamos muitas dificuldades por causa do assoreamento e da problemática ambiental do rio. Mas só foi possível concluir esse trabalho com sucesso graças ao empenho de cada integrante da nossa equipe”.
A ação, realizada entre os dias 13 e 18 de maio, reforçou o compromisso do Município com a inclusão social e o acesso universal a serviços públicos essenciais, mesmo em regiões de difícil alcance.
O Povo das Águas
Criado em 2009, o Programa Social Povo das Águas tem como objetivo levar serviços públicos essenciais às populações que vivem em regiões de difícil acesso, promovendo o bem-estar e a inclusão social. O programa se destaca por sua equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diferentes áreas, que oferecem serviços nas áreas de saúde, assistência social e educação, além da distribuição de benefícios eventuais e de ações que promovem o desenvolvimento comunitário integrado e sustentável.
Amparado pela Lei Municipal nº 2.263, de 24 de agosto de 2012, o programa é uma iniciativa que envolve o poder público, a sociedade civil organizada e colaboradores, com o propósito de garantir atendimento digno e eficaz às comunidades ribeirinhas, fortalecendo os vínculos sociais e promovendo o acesso a políticas públicas de qualidade.
A Prefeitura de Corumbá reafirma seu compromisso com o bem-estar da população, trabalhando para levar dignidade e serviços essenciais a todos os cidadãos, especialmente àqueles que vivem em áreas remotas. A programação inclui atendimento a diversas comunidades, com serviços públicos voltados à saúde, assistência social e educação.