O prefeito Dr. Gabriel foi o entrevistado desta terça-feira, 21 de janeiro, do quadro “Papo das Sete”, do telejornal Bom Dia MS, da TV Morena. Confira abaixo os principais trechos da entrevista.

Prioridades dos primeiros meses

Nesses primeiros dias, nós focamos na gestão, na redução principalmente da folha salarial, pedindo para os servidores voltarem às origens. Voltar para a origem, para a gente conhecer o nosso servidor. Nós queremos investir na população do Corumbá, então, nós queremos gastar menos com a máquina e mais com o povo. Esse é o objetivo da nossa gestão, reduzir os gastos, principalmente os desnecessários, para fazer entrega para a população do Corumbá.

Resolver problemas na Saúde

O problema em Corumbá está generalizado. É um caos total, estrutural, financeiro, psicológico. O próprio servidor está afetado com a forma como Corumbá foi administrado. Nós queremos resgatar a autoestima do corumbaense e fazer o investimento chegar na população. Nós estamos visitando os postos e já estamos tomando medidas. Nós queremos reestruturar toda a saúde do Corumbá. (...) Estamos abrindo o credenciamento para colocar mais médicos para atender, médicos de especialidades. Queremos estender para o horário noturno os postos de saúde de Corumbá para que o povo possa ser atendido; para que não sobrecarregue a Santa Casa de Corumbá. Nós precisamos investir na rede, na base, para que não se gaste com alta complexidade na saúde.

Descentralização de especialidades médicas

Nós planejamos, mas a gente vai ter que rever toda essa parte financeira. Planejamos fazer quatro unidades de atendimento nas regiões de Corumbá, que é para estender até o horário noturno. E, de acordo com o número de médicos que nós encontrarmos lá, no momento que estamos abrindo o credenciamento, nós queremos colocar os especialistas nos postos. Por que é dificuldade da população de chegar lá no centro da cidade para esse atendimento. Então, às vezes, acaba não indo para o atendimento, acaba dificultando. Vou dar o exemplo da minha área, que é a obstetrícia. Como que uma mãe, uma mulher que cuida da casa, trabalha, consegue ir para uma consulta médica? Então, próximo de casa, o posto de saúde funcionando com atendimento descentralizado, vai diminuir o índice de falta, ela vai estar mais próxima do médico. E isso nós temos a capacidade para fazer lá em Corumbá.

Unidade de cuidados veterinários

Nós estamos reestruturando. Vamos criar a Gerência de Bem Estar Animal. Vamos deslocá-la para o meio ambiente, para que ela possa funcionar. Nós temos dificuldade hoje até de mão de obra. Então, nós vamos chamar do concurso o próprio veterinário. Hoje, na prefeitura, nós não temos. Está se construindo um CRAS (CREAPAN) na cidade de Corumbá e não tem um veterinário especializado até o momento. Então, a falta de planejamento está afetando muito a nossa cidade. E é isso que a gente quer reverter.

Condições da BR-262

Nós estamos trabalhando para resgatar a credibilidade política de Corumbá, tirar Corumbá do isolamento, tirar Corumbá das páginas policiais, que ela esteve nesses últimos anos. Então, estamos buscando parcerias com o Governo do Estado, com o Governo Federal. Eu sou do PSB, que é do vice-presidente da República. Então, nós temos o diálogo. Para levar o desenvolvimento para Corumbá, ele passa pela rodovia. A rodovia tem que estar bem conservada, tem que ser uma estrada boa, mas infelizmente hoje ela está sobrecarregada, botando em risco pessoas. Nós não temos hoje a hidrovia, nós não podemos hoje utilizar a hidrovia, está sendo muito pouco utilizada. Está um trânsito de caminhões intenso, botando em risco as pessoas, os animais e, principalmente, a conservação da estrada.

Hidrovia do rio Paraguai

Hoje, na verdade, como a gente disse, são parcerias que a gente precisa ter. E o sonho do corumbaense hoje é a concessão da hidrovia. Para que possa ser escoado esse minério e possa gerar uma arrecadação de imposto melhor para a cidade, levar o desenvolvimento. O Pantanal, onde muitas coisas não se podem, mas ao mesmo tempo há oportunidades. Tornando os leitos navegáveis, nós temos que buscar essa solução, junto com o Governo do Estado, com o Governo Federal, para que Corumbá possa ter um desenvolvimento maior.

Corumbá cidade Carbono Zero

A parte ambiental vai ser muito forte em Corumbá. Nós preparamos uma equipe técnica, porque lá, nós temos, hoje ainda, uma vergonha para o Mato Grosso do Sul, uma vergonha para a minha cidade, que é o lixão. Nós precisamos, primeiro, do aterro sanitário na nossa cidade. Não temos na cidade de Corumbá um plano de arborização. Hoje você anda em Corumbá, a cidade que é a Capital do Pantanal, é difícil você encontrar árvores. Nós queremos estar alinhados à política do Estado, que é o carbono neutro até 2030.

Combate às queimadas

Como eu disse, a parceria política, o alinhamento político são importante, porque nós precisamos do apoio do Estado, do Governo Federal, e eles têm feito a parte deles. Nós queremos que melhore, para trabalhar através da prevenção. As brigadas permanentes, as bases permanentes e o principal, a educação ambiental. Vamos conversar com os pantaneiros, com os fazendeiros, com o Sindicato Rural, para alinhar, porque hoje o perfil do fazendeiro lá do Pantanal mudou. O pantaneiro, ele conserva o Pantanal, mas hoje o Pantanal tem muita gente de fora que precisa dessa conscientização que o pantaneiro tem e vai dar aula para eles.

Escolas de Tempo Integral

Infelizmente, nesse primeiro ano, nós não vamos ter condições de colocar escolas em tempo integral. Andei toda a estrutura, é triste você ver como se encontram as escolas de Corumbá. Hoje, é escola com azulejo quebrado, sendo que criança está ali, ninhos de pombo dentro de escola, ar-condicionado que não funciona. Nós vamos ter que reestruturar todas as escolas de Corumbá primeiramente, para depois a gente poder avançar para as escolas de tempo integral. Nesse primeiro momento, nós estamos já tomando as medidas para colocar em prática o nosso plano de governo, que é a gestão democrática. O mandato, a nomeação dos diretores da gestão passada se encerrou no dia 20 de janeiro. E nós nomeamos novos professores para responder até que a eleição seja feita. Acredito que num prazo de seis meses nós já devemos estar fazendo as eleições de diretores nas escolas do município de Corumbá. Foi do nosso plano de governo, um compromisso, porque a democracia precisa gerir a escola. Precisamos melhorar o IDEB e quem sabe o que é melhor para a educação do seu filho, são os pais e quem convive com a educação diariamente.

Iluminação Pública

Fizeram uma licitação, um tempo atrás, da iluminação pública. Faltando três dias para acabar o mandato do ex-prefeito, ele assinou uma PPP de 90 milhões de reais. Então, nós estamos questionando, vamos questionar esse contrato, esse contrato dessa empresa, até porque nós não estamos vendo o serviço prestado na cidade. Mas, até o momento, infelizmente, nós não tivemos ainda nem uma conversa inicial com essa empresa. Porque não se tem o contato dela. (...) Nós estamos tentando suspender esse contrato para fazer algo emergencial até que resolva esse problema.