A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promoveu nessa terça-feira, 21 de março, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, um amplo debate sobre Diversidade Religiosa. A ação, coordenada pela Superintendência de Políticas Públicas e a Gerência de Igualdade Racial, foi realizada no Projeto Criança e Adolescente Feliz (PCAF).

Além dos jovens que integram o programa social PCAF, o evento contou com a presença do padre Jair Marques, representando a Igreja Católica; do pai Hamilton de Xangô, representando a Umbanda; de Manal Ounkhir, representando o Islã; do pastor Lucas Cardoso, representando os evangélicos; e do pai Robson de Ogum, representando o Candomblé.

Cada um dos convidados teve tempo de falar sobre sua religião, as diferenças dos cultos e das ritualísticas e, principalmente, sobre as semelhanças entre cada crença. Todos defenderam a importância do respeito e da defesa da diversidade religiosa, principalmente em um País tão grande e tão miscigenado quanto o Brasil.

Representando o prefeito Marcelo Iunes, o secretário municipal de Governo, Luiz Antônio da Silva, destacou a importância do evento e a grande participação dos jovens. “Não podemos tolerar a discriminação racial em nenhum local. Infelizmente ainda vemos diversos casos, como nos estádios de futebol, o que é inadmissível”, afirmou o secretário, que complementou:

“Precisamos conversar sobre esse assunto. Da mesma forma, a intolerância religiosa causa um prejuízo muito grande a qualquer comunidade, porque separa amigos, separa famílias e acaba inflamando atitudes impensadas. Por isso quero parabenizar a Superintendência de Políticas Públicas, a Gerência da Igualdade Racial e o PCAF pela realização desse importante debate”, completou.

Para o superintendente de Políticas Públicas de Corumbá, Hesley Santana, a atividade permitiu um debate amplo sobre a religiosidade e a tolerância. “Este é um dia importante não só pela fala, pela conversa, mas pela prática também. Um dos objetivos da Superintendência é levar informação e de garantir os diretos de todos os cidadãos dentro de Corumbá, independente da cor, da crença, ou da idade. E isso foi feito hoje”, pontuou.

Coordenador da Obra Social Cidade Dom Bosco, Fernando Henrique Melgar observou que o debate foi mais uma oportunidade de trabalhar o tema Diversidade Religiosa com os educandos do PCAF e reiterou: “Nossa proposta aqui é levar a educação, em todas as formas possíveis, sempre em primeiro lugar”.

Internacional Contra a Discriminação Racial

Gerente de Políticas Públicas para a Igualdade Racial de Corumbá, Alexsandre Pereira de Souza lembrou que 21 de março foi escolhido como Dia Internacional Contra a Discriminação Racial por causa do que ocorreu nesta data em 1960, na África do Sul. Cerca de 20 mil negros protestavam contra a lei que limitava os lugares pode onde podiam circular.

A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão. Sessenta e nove pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas no episódio que ficou conhecido como Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU instituiu a data 21 de março como Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.