A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) realizam nesta segunda-feira, 20 de junho, a entrega dos certificados a quase 100 festeiros de São João.

O evento começa às 18 horas no Auditório do SENAC, localizado na rua América, número 438 – Centro. Ainda durante a solenidade, será apresentado o documentário “Banho de São João – nas águas do Rio Paraguai”.

A aprovação do Banho de São João de Corumbá e Ladário como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil aconteceu em maio de 2021, durante reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O pedido inicial foi realizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá e a partir daí uma série de estudos, pesquisas, festejos, interações, entrevistas, coleta de materiais e cooperação geral, envolvendo o próprio Iphan, Prefeitura Municipal de Corumbá, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Municipal de Políticas Culturais, entre outros.

Os primeiros registros do Banho de São João em Corumbá e Ladário são datados do final do século XIX em jornais da época que já relatavam a forma singular dos festejos juninos nas duas cidades pantaneiras.

Estudiosos afirmam que os festejos reúnem uma miscelânea de influências de povos, entre eles, os árabes e portugueses. Também marcam os festejos, o sincretismo religioso, sobretudo entre o catolicismo e as religiões de matrizes africanas.