A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, preparou uma série de ações que objetivam à visibilidade lésbica em nosso município. Entre elas, foi realizada a roda de conversa com Gabriel Rodrigues, homem trans, 22 anos, ativista e militante da causa LGBTQIA+, assessor técnico e administrativo na Subsecretaria de Políticas Públicas para LGBTQIA+ do Governo do Estado, subordinada a SETESCC, dialogando sobre processo de transição.

O evento foi promovido no último dia 25 de agosto no Espaço Cultural da Kah, localizado na rua Delamare 258 - Centro e teve a organização da Superintendência de Políticas Públicas e da Gerências de Políticas Públicas para LGBT e Mulheres e com parceria da Subsecretaria de Políticas Públicas do Governo do Estado.

“O 4º encontro de mulheres lésbicas vem ao encontro com a proposta da gestão municipal, que é ouvir a população, ouvir todos os segmentos pra construção das políticas públicas no nosso município. E isso só é possível a partir do momento em que damos essa oportunidade para os segmentos apresentarem suas opiniões e, em cima disso, a gestão se compromete em estar construindo as políticas voltadas pra cada segmento garantindo os seus direitos”, afirmou o superintendente de Polícia Públicas da Prefeitura, Hesley Sant'Ana.

Para o gerente de Políticas Públicas para LGBT, Márcio Kalango, o encontro foi um evento produtivo e o objetivo foi alcançado. “Nós colhemos as demandas da comunidade lésbica e encaminhamos para a Subsecretaria de Mato Grosso do Sul, através do Gabriel”, afirmou.

Dia Nacional

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é celebrado anualmente em 29 de agosto no Brasil. A criação da data tem como principal objetivo o foco no combate à lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. O machismo e outras formas de preconceito são os principais alvos a serem combatidos pelos movimentos que lutam pelos direitos LGBTQIA+.

No entanto, sem deixar de lado a importância da luta por uma geral igualdade entre os diferentes gêneros sexuais, o Dia da Visibilidade Lésbica dá destaque ao papel da mulher gay.  As lésbicas, além de enfrentarem o preconceito por sua orientação sexual, ainda carregam uma discriminação histórica por serem mulheres (misoginia).