A Prefeitura de Corumbá vai contestar formalmente os dados prévios obtidos pelo Censo Populacional 2022. A confirmação da decisão foi feita nesta terça-feira, 06 de junho, pelo prefeito Marcelo Iunes durante a 3ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022, realizado no Auditório do Paço Municipal.

“Temos dados técnicos das secretarias municipais de Saúde, da Educação e da Assistência Social e Cidadania mostrando que a cidade possui bem mais de 100 mil habitantes. Na Saúde, por exemplo, são quase 130 mil carteiras do SUS (Sistema Único de Saúde) emitidas aqui”, explicou o prefeito.

“Em Corumbá, de acordo com a Assistência e Cidadania, temos 26.315 famílias Inscritas no Cadastro Único, o que dá um total de 63.738 pessoas cadastradas do CadÚnico”, prosseguiu o chefe do Executivo municipal.

“Também temos a questão do bairro Padre Ernesto Sassida, onde existe uma liminar da Justiça determinando que essa população seja contabilizada para Corumbá. Só aí já são cerca de 13 mil pessoas a mais nessa contagem”, complementou o prefeito, que destacou o trabalho realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em toda região.

“O IBGE fez um trabalho bastante amplo, inclusive na zona rural, e por várias vezes contou com o apoio da Prefeitura nesse serviço. Quero agradecer ao empenho de todos os recenseadores, coordenadores, mas é importante também que os dados técnicos do Município sejam considerados nessa contagem”, finalizou Marcelo Iunes.

Os dados prévios do Censo foram apresentados pelo coordenador de área Eric Becker Denardi. Segundo ele, inicialmente, a população estimada do Brasil é de 207 milhões de habitantes, menor que a projeção feita em 2010, que era de 213 milhões. Em Mato Grosso do Sul a prévia foi de 2,8 milhões de habitantes. Em Corumbá a contagem foi de 93.013 habitantes, mais as imputações (moradores ausentes e que se recusaram a responder os recenseadores) que serão calculadas posteriormente.

A diferença de 17,7 mil pessoas, com relação ao Censo 2010 é maior que as populações de Água Clara, Nioaque, Itaquiraí, Mundo Novo ou Rio Verde de Mato Grosso. Os recenseadores visitaram 43.805 unidades, totalizando 38.056 domicílios. Durante o encontro, o coordenador de área do IBGE também apresentou toda a metodologia, os conceitos e as ferramentas de supervisão usadas no trabalho.

Participaram da reunião o secretário municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal; a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes; o secretário de Finanças e Orçamento, Luiz Henrique Maia de Paula; de Gestão e Planejamento, Eduardo Iunes; de Educação, Genilson Canavarro de Abreu; de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio da Costa Marques; de Saúde, Beatriz Assad; o procurador-geral do Município, Alcindo do Valle Júnior; a diretora-presidente da Fundação do Meio Ambeinte, Ana Cláudia Boabaid; e os adjuntos Shirley Ribeiro (Assistência), Maria do Carmo Provenzano (Educação); Luciano Leite (Desenvolvimento) e Mariluce Leão (Saúde).