Na manhã da quarta-feira (24) foi deflagrada a Operação Transporte Legal, por iniciativa da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AGETRAT) com objetivo de promover um transporte mais seguro e de qualidade ao cidadão.

Outro objetivo da ação é gerar uma concorrência mais justa para os profissionais legalizados, diminuindo o espaço para o transporte clandestino de pessoas. Nessa primeira etapa foram abordados 480 veículos na região da fronteira e 31 veículos foram autuados.

Os veículos flagrados efetuando transporte remunerado de pessoas sem permissão foram autuados e removidos ao pátio do órgão competente. Ao todo, 14 carros e 3 motocicletas foram encaminharas ao DETRAN.

Para o diretor-presidente da AGETRAT, José Wagner de Oliveira Júnior a operação foi positiva. “Existe uma demanda de pedidos de trabalhadores do transporte relacionados ao combate ao transporte clandestino e essa ação que iniciou hoje é uma pronta resposta a essa necessidade”, afirmou.

“Hoje, quem quer trabalhar dentro da Lei tem diversas facilidade e opções, como o transporte por aplicativo, as autorizações para taxistas e mototaxistas também são públicas quando abertas e assim garantimos que o cidadão tenha acesso ao trabalho legal”, complementou o diretor-presidente da AGETRAT.

“Por outro lado, existem pessoas que não se interessam em se enquadrar dentro da lei do transporte e se aventuram realizando corridas clandestinas, o que gera risco aos passageiros e concorrência desleal com os autorizatários e prejuízo ao transporte público. A operação terá outras etapas e a fiscalização de rotina não irá parar”, concluiu José Wagner.

A Agência de Trânsito informou que as etapas seguintes serão em horários e locais inopinados.